O site institucional é o mais utilizado pelas instituições em todo o mundo, e serve, basicamente, para marcar presença e concentrar as informações fundamentais sobre uma organização, criando uma identidade. São os clássicos tipos de sites “cartão de visitas”. Eles servem como uma central de informações sobre uma empresa e seus produtos/serviços.
Na maioria dos casos, os sites institucionais possuem designs simples e intuitivos, valorizando as informações em detrimento de imagens ou recursos interativos. Isso não significa que o site não possa ser moderno e inovador, inclusive, os aspectos estéticos e a linguagem dependem muito mais do ethos empresarial do que do formato do site.
Em linhas gerais, podemos dizer que a finalidade de um site institucional é concentrar as seguintes informações:
- Qual é a empresa, quem são as pessoas, quais são os valores e a missão no mercado;
- O que ela oferece aos clientes e interessados em termos de produtos/serviços/soluções;
- Como ela trabalha, qual é sua posição no mercado e de que maneira ela estabelece relações comerciais;
- Quais são seus diferenciais de mercado.
Com um site institucional, a empresa pode trabalhar estratégias de marketing em mídias sociais e anúncios digitais, além de ser possível englobar uma central de conteúdos para potencializar o inbound marketing.